Por que as promoções encantam os brasileiros? – Parte #02

No artigo da última terça-feira começamos nossa série com a primeira parte sobre a relação entre os consumidores brasileiros e as promoções. Para relembrar o que foi dito no primeiro texto, basta acessá-lo clicando aqui. Hoje veremos o que o brasileiro quer ganhar e como ele é atraído em uma promoção. Qual o sonho da maioria dos participantes? Qual o desejo de retorno dos clientes ao se cadastrarem em um sorteio? Como ele espera entender uma promoção? As respostas vocês em encontrarão mais a frente.

Nossa analise foi feita sobre a pesquisa “Promo em Movimento”, realizada pela Agência 96.

Dinheiro e Casa ainda ocupam as preferências do brasileiro

Promo em Movimento 3

Imagem retirada da pesquisa "Promo em Movimento", da Agência 96

Conforme é visto na imagem, esses dois itens (com 66% e 64%, respectivamente) ainda possuem maior aceitação entre aqueles que participam de promoções. Logo em seguida vêm os carros (40%). O detalhe fica por conta de que, ao almejarem ganhar dinheiro, as pessoas pensam em investir a grana na compra ou reforma de casas. Assim, na prática, o dinheiro aplicado diretamente em imóveis pode ser maior do que o estipulado em números.

Há de se levar em conta a expectativa dos jovens em relação a premiação. Essa faixa etária, por entrar mais cedo e qualificadamente no mercado de trabalho, tende a ter uma renda mensal, ao menos razoável, desde cedo. Para eles, as viagens são consideradas premiações relevantes. Sendo assim, aqueles que compõem essa fatia da sociedade esperam ganhar mais experiências em vez de coisas mais materiais, como dinheiro, casa ou carro.

O consumidor precisa compreender a promoção

Imagem retirada da pesquisa "Promo em Movimento", da Agência 96

Imagem retirada da pesquisa "Promo em Movimento", da Agência 96

Pois é, chegamos a outro ponto crucial, o entendimento de uma promoção. Aqui é onde as marcas devem se preocupar, principalmente na transmissão das suas mensagens para atrair o público a participar de sua ação. O primeiro ponto a se levar em conta é a frequência de realização de promoções. A empresa precisa adquirir esse costume para que, desta forma, o público também se acostume com sua marca. Os prêmios grandes (como um avião de mercadorias, conforme dito na pesquisa) também chamam a atenção do consumidor.

Um dado levantado na pesquisa e que pode comprovar eventuais falhas na comunicação em relação a não realização de cadastros. Foram 58% aqueles que responderam e se esqueceram de se cadastrar em uma promoção após fazer uma compra exclusivamente para participação da ação.

Hoje você pode ver com mais detalhes as expectativas de ganho que o público tem sobre as promoções, bem como a forma que eles podem ou não entender que sua marca está promovendo ações promocionais. A H1 Internet seguirá destrinchando sobre o tema e haverá um terceiro artigo sobre o assunto. No próximo texto será analisado como os brasileiros imaginam a promoção ideal, desde seu formato até a pós-promoção.

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