Ranking no Google em dispositivos móveis sofre mudanças

Em fevereiro o Google anunciou uma série de mudanças em seus algoritmos que viriam a influenciar no ranking de seus buscadores. Pois bem, no dia 21 de abril uma alteração significativa foi colocada em prática: novos posicionamentos dos sites nos motores de busca do Google em função dos dispositivos móveis.

Layout responsivo para dispositivos móveis

Mas e que mudança é essa?

Visando melhorar a experiência de navegação dos usuários de dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, o Google passou a priorizar em seu motor de busca os sites que melhores se adaptam a essas telas. Ou seja, se seu site não for responsivo há uma grande possibilidade dele perder lugares no ranking do Google. Agora se você ainda não sabe se seu site e suas páginas são responsivos, há algumas maneiras, mas o próprio Google disponibilizou uma plataforma.

Teste se seu site é adaptável para dispositivos móveis

Verifique se seu site está adaptado para layouts responsivos - Google

Mas fique tranquilo, o seu site não desaparecerá dos resultados do Google, ele tenderá a perder lugares nas buscas feitas por dispositivos móveis. Logo, se a pesquisa feita por um usuário é realizada de um desktop, esse algoritmo não entrará em ação, assim, não se alterará o ranking.

Aproveite e confira nosso post: Brindes: O melhor momento para colocá-los em ação. Se você é um empreendedor e possui seu próprio negócio, vale a pena dar uma conferida.

A medida tem como objetivo melhorar o acesso de usuários que muitas vezes encontram sites que não se adéquam a tela do seu dispositivo. Os maiores problemas ocorrem em telas menores, onde as pessoas tendem a errar mais nos toques, ocasionados por links muito pequenos; e por leituras dificultadas devido a obrigação da pessoa ter que ampliar a tela, o que torna a experiência cansativa para o leitor. Por isso a importância de disponibilizar um conteúdo que se adapte as diversas resoluções.

Para os usuários saberem se os sites que buscam são responsivos ou não, basta acessarem o Google por qualquer navegador do seu celular, tablet ou smartphone, e verificarem abaixo da url e antes da descrição do link duas espécies de selos (nada mais são do que avisos) que podem vir em inglês – “mobile-friendly”, ou em português – “para mobile”.

E não basta o site ter um design responsivo, é preciso que o carregamento do site seja leve, de fácil carregamento e boa performance. Você pode otimizar o seu site seguindo as dicas do próprio Google, por meio do Google PageSpeed Insights.

Otimização para dispositivos móveis - Google PageSpeed Insights

Dicas para otimizar o seu site - Google PageSpeed Insights

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