Anexo com extensão .DAT
Este tipo de problema ocorre ao enviar ou receber mensagens pelo Outlook (versões: do Outlook Express até o Outlook 2007), porque o formato de envio está diferente do HTML no Outlook.
Esta conversão para arquivo .DAT ocorre devido ao MS-TNEF (Microsoft Transfer Neutral Encoding Format), que é uma forma neutra de codificação de arquivos para anexação das mensagens ao deixar na configuração padrão do Outlook. Desta forma, as mensagens enviadas para o Webmail convertem o anexo como .DAT.
Para alterar o formato de envio pelo Outlook 2000/XP/2003, siga as instruções abaixo:
Acesse o Microsoft Outlook;
Clique no menu Ferramentas >> Opções;
Clique na aba Formato do correio;
No campo Envio de mensagens no formato:, escolha a opção HTML;
Clique no botão OK.
Feito isso, envie uma mensagem com o arquivo que estava sendo modificado para .DAT e verifique se o mesmo chegou com a extensão correta no webmail e Outlook.
Para mais informações sobre este problema, consulte o site da Microsoft
Como evitar que o Outlook mude a extensão de seus anexos:
Acesse seu Email Locaweb – webmail.nomedoseudomínio.com.br;
No canto superior direito Clique em configurações;
Dentro de configurações, clique na aba Preferências;
Escolha a opção ‘Composição de mensagens’;
Altere a opção ‘Nomes de anexos’ para RFC 2047/2231 (MS Outlook);
Clique em Salvar.
Após isso, realize novos testes.
Caso o mesmo persista, o link abaixo tem a solução da própria Microsoft para correção no Outlook de quem está recebendo. http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt-br;278061